Cravil comemora 53 anos comprometida com o desenvolvimento dos associados
 
Na quarta-feira, 15 de maio, a Cravil comemorou 53 anos de fundação. Em 1971, as cooperativas de Presidente Getúlio, Lontras, Rio do Oeste, Ituporanga e Pouso Redondo uniram suas forças para fundar a Cooperativa Regional Agropecuária Vale do Itajaí (Cravil). Para marcar a data, são relembrados momentos e também evidenciado o crescimento.
A Cravil conta, atualmente, com mais de 4 mil famílias associadas e uma estrutura preparada para atender as comunidades em mais de 40 municípios. Tem ainda no seu quadro, mais de mil colaboradores. São 55 unidades, além da Sede, em Rio do Sul, são 37 lojas agrícolas e supermercados e 17 unidades de recebimento e beneficiamento de cereais e leite.
O armazenamento de leite, através de uma das unidades, supera os 25 milhões de litros ao ano. Nestas mais de cinco décadas de trabalhos dedicados ao suporte para famílias associadas e agricultores, a Cravil apresenta uma evolução na capacidade de armazenagem estática.
Para exemplificar este crescimento é possível demonstrar que em 2000 a capacidade de armazenagem estática era 364 mil sacas por ano. Em comparação, no ano de 2023 foram quase 3 milhões de sacas de grãos que puderam ser recebidas e guardadas ao mesmo tempo. “Esta capacidade significa que são mais de 5 milhões de sacas, se for considerado o movimento da safra. Isto é uma prova de que a capacidade de produção e desenvolvimento sustentável são uma realidade para a região”, demonstra o presidente Harry Dorow.
Além da comercialização da produção dos associados, a Cravil ainda estimula o desenvolvimento do plantio das lavouras entregando mais de 44 mil toneladas de fertilizantes por ano.
Com o contato direto com os produtores, a Cravil ainda se preocupa em apresentar novas tecnologias, com experimentos desenvolvidos através do polo e das extensões tecnológicas. Elas contemplam as culturas de trigo, triticale, feijão, tabaco, cebola, arroz, sorgo em grão, milho e soja. 
 
Trabalho Social é uma das marcas da Cravil nestes 53 anos

O impacto da Cravil na sociedade também pode ser mensurado através do trabalho social da cooperativa, com associados, jovens, mulheres e a comunidade escolar.
De acordo com o presidente, Harry Dorow, um dos pilares do cooperativismo é também se preocupar com o meio em que se desenvolve. “Por ano, reunimos mais de mil mulheres, além de outros 200 jovens e mais de 300 lideranças em nossos programas e projetos”, cita.
Para o presidente, iniciativas como o Programa JCC/Escola que promove uma série de palestras interativas sobre o Cooperativismo, envolvendo alunos, professores e pais, é uma das iniciativas que demonstra o compromisso da cooperativa.
A Cravil tem atuação direta em cidades do Alto e Médio Vale, Foz do Itajaí, Grande Florianópolis, Litoral Norte e Serra catarinense.

IMG_4627-2.png

IMG_4627.png

Gostou? Compartilhe!